11 habilidades que todo profissional generalista de RH precisa desenvolver agora

Os profissionais de RH precisam de habilidades diferentes para fazer seu trabalho bem. Dezenas de vagas generalistas de RH foram analisadas e listamos as 11 habilidades e competências mais importantes de Recursos Humanos. Este artigo fornecerá uma visão geral das habilidades mais procuradas em RH. A ordem das habilidades não segue uma ordem de importância.

1. Habilidade de comunicação

A habilidade mais frequentemente mencionada nas vagas de RH são as habilidades de comunicação. A comunicação é essencial na gestão de recursos humanos, pois o profissional de RH é o elo entre a empresa e o funcionário. Por um lado, você é ativista dos funcionários e, por outro, representa o empregador.

Isso requer grandes habilidades de comunicação.

Além dessa função, você também é uma fonte de informações para os funcionários. Quando tiverem dúvidas sobre tirar um dia de folga ou qualquer outro problema de emprego, eles entrarão em contato com você. Ser capaz de lidar com eficiência com suas perguntas e reclamações é essencial para a maioria dos papéis generalistas.

2. Conhecer rotinas administrativas

As tarefas administrativas continuam sendo uma parte importante da função de RH. As tarefas administrativas envolvem áreas como atender telefonemas, arquivar documentos, dados e informações, conhecimento sobre rotinas de legislação, faltas, entrada e saída de funcionários, folha de pagamento e outros tópicos.

Apesar do aumento do aumento da automação das tarefas de RH, as tarefas administrativas ainda não desapareceram (ainda). Eles são mencionados como parte integrante do trabalho em muitos dos anúncios de emprego. Ser um especialista administrativo ajuda você a ganhar pontos na busca por uma colocação.

3. Conhecimento e experiência em Gestão de Recursos Humanos

Sem surpresa, o conhecimento e a experiência em GRH também são mencionados como uma habilidade essencial em RH. Experiência de trabalho anterior ou formação educacional em Gestão de Recursos Humanos ou Psicologia Organizacional são muito úteis.

O conhecimento de GRH ajuda com a maioria das outras habilidades e competências mencionadas neste artigo. Ajuda a entender o recrutamento, seleção, procedimentos de ausência, relatórios de dados e outros processos de pessoal.

Uma formação educacional em psicologia ou gestão de recursos humanos também ajuda a desenvolver as habilidades sociais que são úteis na comunicação e no treinamento.

4. Proatividade

A proatividade é frequentemente considerada mais um traço de personalidade do que uma habilidade. No entanto, é certamente algo que você pode desenvolver ao longo do tempo. Como profissional de RH, você é a conexão entre o empregador e o empregado; portanto, a proatividade pode ajudá-lo a detectar problemas potenciais com antecedência e impedir que eles aumentem.

De acordo com isso, o gerenciamento proativo de recursos humanos é preferível ao GRH reativo.

O profissional proativo ajuda a planejar e alinhar as principais tarefas de RH de maneira a oferecer o maior valor aos negócios. Publicamos recentemente um artigo sobre isso chamado Gerenciamento Estratégico de Recursos Humanos.

5. Assessoria

Uma das principais habilidades de RH é aconselhar diferentes partes interessadas. Você precisa aconselhar funcionários, gerentes de linha e gerentes seniores sobre questões de pessoal.

Esses problemas podem ser muito operacionais, por exemplo, criando um plano de reintegração para um funcionário ou ajudando um gerente sênior na formulação de um email para o departamento. 

Questões mais táticas são a organização e o aconselhamento nos esforços de reestruturação. A consultoria estratégica envolve o alinhamento das práticas de RH para se alinhar mais com os negócios.

Este conselho também deve ser comunicado. É aqui que entram as habilidades de comunicação e as habilidades de coaching mencionadas anteriormente.

6. Coaching

As habilidades de treinamento são úteis quando se trata de sessões individuais ou em grupo para divulgar informações ou treinar pessoas. Isso acontece em situações de treinamento e desenvolvimento, mas também na integração, reintegração, resolução de conflitos e na assistência aos gerentes de linha de frente com problemas de pessoas.

Essas habilidades de treinamento geralmente são desenvolvidas no trabalho ou em treinamento externo.



7. Recrutamento e seleção

Outra habilidade de RH frequentemente mencionada (obviamente) envolve recrutamento e seleção. Encontrar candidatos qualificados, selecionar os melhores e explorar se há uma correspondência entre o candidato, a empresa (cultura) e o gerente é uma das tarefas mais importantes de RH.

8. Sensibilidade intercultural e habilidades linguísticas

Essa habilidade de RH depende das especificidades da organização. Especialmente para grandes empresas multinacionais, a sensibilidade intercultural é uma obrigação. Quando você está em contato com gerentes e funcionários de diferentes países, precisa estar ciente das diferenças interculturais.

Por exemplo, práticas para gerenciar e reter pessoas podem diferir tremendamente entre culturas. Na Índia, é comum obter uma promoção a cada ano, enquanto no mundo ocidental isso acontece em média a cada 3-5 anos.

Da mesma forma, não é incomum os trabalhadores chineses viajarem para seu local de nascimento no Ano Novo Chinês e – sem aviso prévio – nunca voltarem à sua fábrica no ano novo porque agora estão trabalhando em outro lugar.

Essas diferenças culturais servem para ilustrar algumas das barreiras que poderão afetar a maneira como você tenta contratar, reter e promover pessoas. Também existem diferenças de comunicação no que diz respeito à avaliação de pessoas. Israelenses, russos e holandeses são muito diretos, enquanto os países do Japão e do Sudeste Asiático são muito mais indiretos.

Usar o estilo de comunicação errado pode fazer com que sua mensagem não seja percebida como importante – ou corre o risco de ofender pessoas de culturas mais indiretas.

9. Orientação analítica

As habilidades relacionadas ao trabalho e análises baseadas em dados surgiram rapidamente nos últimos cinco anos. Agora, a maioria dos generalistas de RH precisa desenvolver uma orientação analítica.

Todos os departamentos pressionam a alavancar o poder da análise de dados para tomar melhores decisões. Isso pode envolver o uso de análises preditivas complicadas nos dados de RH ou o uso muito mais simples de dados para tomar melhores decisões. Este último é frequentemente chamado de RH baseada em evidências.

10. Habilidades de comunicação escrita.

Como parte de ser mais orientado e orientado analiticamente, a habilidade de gerar e comunicar relatórios de RH também são cada vez mais necessárias. Essas habilidades incluem a capacidade de criar, ler e interpretar relatórios de RH usando dados provenientes de diferentes sistemas de informação de recursos humanos.

A geração de relatórios sobre as principais métricas é essencial para aconselhar gerentes e funcionários, criar políticas de pessoas melhores e tomar outras decisões baseadas em evidências.

11. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é uma daquelas habilidades de RH que é impossível evitar. Como profissional de RH, espera-se que você trabalhe em conjunto com seus colegas de RH e com os gerentes da organização. Trabalhar em conjunto internamente, alinhando ativamente as atividades de RH, beneficia a organização e o RH.

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