18 exemplos de desenvolvimento organizacional de empresas

Observar exemplos de desenvolvimento organizacional transforma o DO de um conceito abstrato em uma compreensão tangível de como ele funciona na vida real.

Este artigo lhe dará uma visão geral do que é o desenvolvimento organizacional e exemplos de como ele foi aplicado a partir de vários estudos de caso. Esses cenários fornecerão a você uma consciência mais profunda do DO e do papel essencial que o RH desempenha nele.

Significado de desenvolvimento organizacional (DO) 

 O desenvolvimento organizacional (DO) é um esforço planejado e de perspectiva geral para orientar uma organização por meio de adaptações em suas operações, estruturas ou estratégias para melhorar o desempenho e a eficácia.

O OD usa uma metodologia baseada na ciência comportamental para fazer avaliações e ajustes nos sistemas ou valores da organização que resolverão problemas e progredirão em direção a metas de curto e longo prazo.

Por que as empresas implementam uma abordagem OD?

Os fatores por trás dos motivos pelos quais as empresas implementam uma abordagem OD são numerosos. Embora cada situação seja única, as metas típicas para OD podem ser generalizadas da seguinte forma:

  • Redefinir as estruturas organizacionais e reduzir a burocracia.
  • Tornar-se mais produtivo, econômico e competitivo.
  • Expandir ou alterar o alcance de um produto ou serviço.
  • Adaptar-se a mudanças internas ou mudanças de mercado.
  • Abraçando a transformação digital.
  • Refinando procedimentos e processos.
  • Melhorar o ambiente de trabalho e a experiência das pessoas.

O desenvolvimento organizacional tem como foco a empresa, mas muitas de suas intervenções envolvem diretamente as práticas das pessoas. Como o RH supervisiona a implementação delas, as duas funções se sobrepõem. As metas de OD não podem ser alcançadas sem o trabalho por meio dos funcionários.

A necessidade de colaboração significa que as equipes de OD geralmente são posicionadas dentro da função de RH. No mínimo, os dois devem ter uma forte relação de trabalho. Em organizações que não possuem uma função de DO formalizada, os profissionais de RH devem apreciar as técnicas de DO e reconhecer quando podem aplicá-las. A integração de uma abordagem OD aumenta o papel estratégico do RH na organização.

Exemplos de desenvolvimento organizacional

Administrar OD parece diferente para cada empresa. O que funciona para um negócio pode não pertencer ao seu. No entanto, pode ser benéfico coletar informações de um estudo de caso de desenvolvimento organizacional de execução bem-sucedida.

Os exemplos abaixo são divididos em 4 categorias de intervenções para o desenvolvimento organizacional: tecno-estrutural, GRH, mudança estratégica e processo humano.

1. Intervenções tecno-estruturais

Estes estão relacionados a estruturas e processos organizacionais e ao uso de tecnologia. Envolvem a reestruturação da tomada de decisão e dos procedimentos, mudanças na forma como o trabalho é feito e novos métodos para engajar os funcionários.

Exemplos de trabalho e design de trabalho

1. Enriquecimento do trabalho na Volvo

A fabricante multinacional de veículos Volvo queria reduzir a rotatividade e as ausências melhorando as condições de trabalho dos funcionários da manufatura. A Volvo aprendeu como projetar melhor suas instalações e fluxos de trabalho por meio de programas de enriquecimento de cargos , como grupos de trabalho de funcionários, ampliação e rodízio de cargos. Essas melhorias criaram um ambiente mais satisfatório para os funcionários.

2. Semana de trabalho de 4 dias na Homerun

Em 2022, a Homerun, uma plataforma de contratação de pequenas empresas, fez a transição para uma semana de trabalho de 4 dias sem reduzir salários ou aumentar horas nos dias de trabalho.

A liderança acredita que as pessoas podem trabalhar com mais eficiência em menos dias para manter o mesmo nível de produtividade. Eles também esperam aumentar a motivação e o engajamento, atrair grandes talentos e reduzir o desgaste e a rotatividade.

3. Redesenho organizacional na Corning

A Corning, fabricante de artigos de vidro, tinha uma oficina de moldes lutando com custos excessivos e entrega lenta. Redesenhar a estrutura e o fluxo de trabalho da loja e treinar os funcionários em habilidades de comunicação e alto desempenho resultaram em custos mais baixos, lucros maiores e funcionários mais qualificados.

4. Terceirização por WhatsApp

Inicialmente, os fundadores do sistema de mensagens instantâneas WhatsApp tinham recursos limitados. Para minimizar os custos, eles terceirizaram o desenvolvimento do aplicativo. O WhatsApp agora tem mais de 2 bilhões de usuários ativos.

Exemplos de propósito organizacional e impacto social

1. Iniciativa ambiental corporativa da LEGO

Em 2020, a empresa de brinquedos LEGO Group anunciou que investiria até US$ 400 milhões em três anos em empresas de sustentabilidade e responsabilidade social . Também está se comprometendo a mudar para todas as embalagens sustentáveis ​​até o final de 2025 e encontrar uma alternativa ao plástico derivado de combustível fóssil usado em seus produtos.   

2. O compromisso da Hope Foods com o bem-estar

A produtora de alimentos orgânicos Hope Foods se esforça para manifestar esperança, oferecendo alimentos e mensagens que nutrem o corpo, a mente e a alma.

Seu site promove a conscientização do bem-estar emocional, oferecendo informações, ferramentas e suporte. A Hope Foods também se associou a uma organização sem fins lucrativos focada na prevenção do suicídio e educação em saúde mental.

2. Intervenções de gestão de recursos humanos

Estes ocorrem dentro do domínio de RH e se concentram na gestão de desempenho para desenvolver e apoiar os funcionários.

Exemplos de cultura, envolvimento e experiência dos funcionários

1. Reconstrução da experiência do funcionário na PwC

A empresa de serviços profissionais PwC abordou a recente mudança nas expectativas dos funcionários sobre como eles desejam trabalhar com uma experiência pessoal reimaginada.

A estratégia My + people da PwC é baseada em bem-estar, recompensas totais, desenvolvimento de liderança e conexão por meio de uma rede de funcionários/ex-alunos. A liderança acredita que pode contratar e reter os melhores talentos, oferecendo flexibilidade e opções para apoiar as ambições e o bem-estar das pessoas.

2. Employer branding na Brother International

A empresa multinacional de equipamentos elétricos Brother queria promover sua marca empregadora para alcançar mais candidatos a empregos.

A transformação do site de carreiras colocou seu lema “ao seu lado” na frente e no centro e adicionou conteúdo envolvente com vídeos, depoimentos de funcionários e recomendações de trabalho personalizadas. Isso resultou em um aumento significativo de aplicativos concluídos.

Desenvolvimento de pessoas e talentos

1. Requalificação no Walmart

O gigante do varejo e o maior empregador privado dos EUA, o Walmart, queria incentivar os associados a continuar seus estudos e a aproveitar novas oportunidades de carreira na empresa.

Em 2021, teve início o programa Viva Melhor U. Ele oferece aos funcionários treinamento gratuito de habilidades e educação superior para obter certificados ou diplomas sem encargos financeiros ou dívidas. O Walmart também tem parceria com várias instituições acadêmicas que acomodam prontamente alunos adultos.

2. Desenvolvimento de liderança na Microsoft

A corporação de tecnologia Microsoft precisava atualizar e simplificar seu processo de desenvolvimento de lideranças para preparar um novo grupo de futuros líderes.

Ele automatizou o treinamento em 2021. A nova plataforma combina configurações de sala de aula e resolução prática de problemas para pequenas equipes treinadas pelos líderes da organização. O programa agora é mais fácil de administrar e fornece clareza e conteúdo de maior qualidade para as partes interessadas.

3. Recrutando e desenvolvendo líderes na Marriott

A empresa multinacional de hospitalidade e hospedagem Marriott International, Inc. recruta e desenvolve futuros líderes por meio de um programa de liderança global chamado Voyage .

Estudantes universitários podem se candidatar a vagas remuneradas de 12 a 18 meses em período integral disponíveis após a formatura. As funções estão localizadas em hotéis Marriott em todo o mundo e fornecem experiências práticas e virtuais e orientação. Eles aprendem todas as facetas do negócio e podem interagir com os líderes da empresa.

Com a Voyage, a Marriott oferece uma oportunidade altamente desejável para os recém-formados alimentarem seu pipeline de liderança com os melhores talentos.

Fonte

3. Intervenções de mudança estratégica

Intervenções de mudança estratégica focam na transformação e reestruturação para alinhar uma organização com mudanças em seu ambiente interno e externo.

Transformação de negócios

1. Transformação digital na Farmers Insurance

A seguradora de automóveis, residências e empresas Farmers adotou uma atualização tecnológica para melhorar o atendimento ao cliente e sua imagem.

Os agricultores construíram plataformas em torno dos clientes que lhes permitiram acesso de autoatendimento para pagar contas, gerenciar apólices e preencher reivindicações a qualquer hora do dia. Também começou a usar seu próprio esquadrão de drones para avaliar danos materiais. Isso aumenta a eficiência ao acelerar o tempo de resposta. Também evita os riscos de segurança que surgem com os inspetores subindo nos telhados, etc.

Investir em ferramentas digitais ajudou a Farmers a atrair e manter mais clientes, já que agora atende 10 milhões de lares nos EUA.

2. Aquisição do LinkedIn pela Microsoft

A aquisição de outra empresa é uma ferramenta para implementar a reestruturação e o crescimento corporativo. Em junho de 2016, a Microsoft anunciou a compra da maior rede profissional do mundo, o LinkedIn.

O objetivo era aumentar o LinkedIn enquanto a Microsoft expandia sua presença na mídia social integrando seus produtos e aproveitando os dados da extensa base de usuários do LinkedIn.

3. O rebranding da Dunkin’

Para se adaptar, permanecer relevante ou enfatizar novos produtos, as empresas geralmente giram em torno do que desejam que sua imagem corporativa diga. Um esforço de rebranding introduzirá novos logotipos, mensagens, modelos de loja e marketing.

Em 2019, a rede de restaurantes Dunkin’ Donuts simplificou e mudou oficialmente seu nome para Dunkin’. A popularidade de seus líderes inspirados no café para ampliar a marca além dos donuts e tentar conquistar parte do mercado da Starbucks. O presidente da Dunkin’ US, David Hoffmann, afirmou: “ Nossa nova marca é uma das muitas coisas que estamos fazendo como parte de nosso plano de crescimento… ”

Manter o nome Dunkin ‘e a fonte e as cores do logotipo de 1973 ajudou a mantê-lo fiel à sua herança e a ser reconhecido, atraindo novos clientes que podem não estar interessados ​​em rosquinhas.

Fonte

Desempenho e impacto nos negócios

1. Descontinuação do produto na HP

Quando as vendas e os lucros de um determinado produto diminuem drasticamente, ele drena recursos e não oferece nenhum benefício real para a empresa. Produtos fracos geralmente são descontinuados para melhorar os resultados e evitar danos aos preços das ações e à imagem corporativa.

A empresa de TI Hewlett-Packard (HP) lançou o TouchPad em julho de 2011 para competir com o iPad da Apple, mas precisava ganhar mais força no mercado. Sete semanas após o lançamento, a HP o interrompeu.

2. Modificações de gerenciamento de desempenho na FedEx Singapore

A fornecedora de serviços de entrega FedEx Singapore mudou seu sistema de gestão de desempenho para reforçar a cultura desejada de engajamento contínuo e transparência.

A transição foi feita de um sistema convencional de avaliação de desempenho em escala de 10 pontos para um sistema centrado em metas e competências. Em vez de números, a nova escala de classificação usa “Excedeu as expectativas”, “Atendeu às expectativas” e “Não atendeu às expectativas” para mostrar aos funcionários como é o sucesso para eles. Os modelos de competência são adaptados para cada tipo de função para garantir que sejam justos e relevantes.

Intervenções de processos humanos

Intervenções de processos humanos envolvem relações interpessoais e dinâmicas de desempenho de grupos. A ênfase está na comunicação e na aquisição de habilidades para resolver problemas.

Coaching

1. Autotreinamento na Fujitsu SSL

O Fujitsu Social Science Laboratory LTD (SSL) descobriu que seus gerentes intermediários precisavam de mais desenvolvimento profissional e oportunidades de autoaperfeiçoamento. A liderança queria remediar isso tendo gerentes capazes de promover a empresa. 

Colaborando com um designer de programa de auto-treinamento, a Fujitsu SSL conseguiu que um grupo de gerentes se reunisse por 30 sessões . Eles dialogaram sobre questões de discussão específicas e compartilharam suas percepções e experiências de gerenciamento. Os participantes se tornaram os facilitadores do grupo para mais gerentes no ano seguinte.

O sucesso do programa tornou-o um dos pilares do programa de desenvolvimento de gerentes intermediários, com 30 a 40 participantes de alto potencial anualmente.

Consolidação de equipe

1. Formação de equipe virtual no MyZone

A tensão e a incerteza da pandemia do COVID-19 afetaram os funcionários da fabricante de rastreadores de fitness MyZone. Eles experimentaram baixo engajamento e moral, o que levou à diminuição da produtividade. 

Os líderes precisavam encontrar uma maneira de diminuir a distância física e conectar seus funcionários que trabalham remotamente. Eles encontraram um provedor de atividades de formação de equipe que poderia facilitar uma festa do Mistério das Pistas virtualmente hospedada para toda a equipe em vários países.

Os funcionários compartilharam que foi um verdadeiro incentivo ao moral e sentiram mais camaradagem depois de fazer uma pausa e se divertir um pouco com seus colegas de trabalho. 

Principais conclusões

  • O desenvolvimento organizacional é um método intencional para fazer mudanças estratégicas dentro de uma organização para ajudá-la a se adaptar e se tornar mais eficaz.
  • Tipos de intervenções de DO : O DO é realizado pela implementação de inúmeras intervenções que podem ser colocadas nas quatro categorias de tecnoestrutural, gerenciamento de recursos humanos, mudança estratégica e processo humano.
  • O RH desempenha um papel significativo no DO : o RH está intrinsecamente envolvido com o DO e supervisiona a implementação de muitas intervenções. O RH deve trabalhar lado a lado com as equipes de OD ou até mesmo se encarregar de iniciar o OD.

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