Delegar ou não delegar?

Saber delegar é uma das mais poderosas atividades de um líder. Por quê existe tanta dificuldade nisso?

Sabemos que a delegação nos dá mais tempo para focar em outras tarefas, talvez mais importantes. Sabemos que isso ajuda outras pessoas a desenvolver novas habilidades e a ter mais responsabilidade, e sabemos que isso cria confiança e demonstra nossa confiança nas pessoas ao nosso redor.

Ainda há dúvidas. Podemos nos perguntar: “E se eles errarem e eu receber a culpa?” “Eles farão o trabalho tão bem quanto eu?” Ou “Espere aí, e se eles fizerem um trabalho melhor do que eu?” apenas sinta que seria mais rápido e fácil fazê-lo.

O ponto principal é que tememos a perda de controle. Isso significa que, mesmo quando delegamos uma tarefa ou projeto, tendemos a “pairar sobre o ombro” de um membro da equipe que agora se sente confuso e sob pressão, e que nos vê como um fiscal irritante

Como podemos resolver o dilema da delegação? Aqui você encontrará algumas dicas importantes.

Delegue de forma clara e colaborativa

Comunicação clara e colaboração eficaz são temas comuns em muitas das respostas de especialistas em delegação. A palavra ‘delegação’ se aplica apenas a uma colaboração eficaz e bem-sucedida

“A microgestão aplica-se apenas a uma pressão percebida sobre o subordinado. Para alcançar o equilíbrio perfeito, o líder precisa definir o tom e os membros da equipe precisam saber como estar em sintonia. 

A discussão provou ser particularmente popular no LinkedIn. O consultor de carreiras Marcus Burton , de Yorkshire, Reino Unido, disse: “Delegue claramente, comunicando suas expectativas e verifique o entendimento com perguntas eficazes.

“Crie uma rotina para verificar se a tarefa foi realizada de maneira eficaz. Ofereça suporte sempre que necessário. Porém, é bom se afastar e deixe a outra pessoa crescer e aprender. É assim que a maioria das pessoas aprende melhor. É como criar um filho e ensiná-lo a crescer e se tornar independente. ”

Fique por dentro do que está acontecendo

O gerente de educação e desenvolvimento corporativo  Steve O’Neill , de Portsmouth, Reino Unido, compôs uma resposta interessante e detalhada e alertou contra a adoção de uma abordagem muito prática para tarefas delegadas.

Steve disse: “Na minha experiência, a delegação só é verdadeira se você permanecer no circuito e fizer parte do acompanhamento da tarefa. É comum cometer erro de acreditar que estão delegando, quando na verdade elas estão abdicando ou, pior ainda, passando uma tarefa que não querem fazer por si mesmas.

“Alguns elementos importantes que descobri para apoiar uma boa delegação (e permanecer no circuito) são:

  • Seja claro por que você está delegando. Suas razões devem incluir ajudar a outra pessoa a crescer.
  • Defina exatamente quais são suas expectativas. As pessoas serão confortadas pela clareza.
  • Concorde com a regularidade de como e quando você verificará o progresso deles e cumpra-o.
  • Ao fazer o acompanhamento, concorde com o desempenho das suas expectativas originais.
  • Mais importante, descubra como as pessoas se sentem sobre a maneira como as coisas foram. O aprendizado aqui não é apenas sobre o delegado; você também deve descobrir o que aprendeu e como fazer tudo novamente da próxima vez, ainda melhor.

Delegue para as pessoas certas

Identificar tarefas que podem ser delegadas é provavelmente a parte mais fácil. Conhecer a melhor pessoa para delegar essas tarefas pode ser o maior desafio.

A gerente  Jodeane Anderson-Taylor , de Newcastle, Austrália, diz: “Ter as pessoas certas em sua equipe para delegar é a coisa mais importante. Ter boas relações de trabalho e saber como cada membro da equipe funciona é muito importante.

“Se você não pode confiar na equipe à qual está delegando, é quando a micro-gestão se aproxima. Isso não favorece ninguém.”

Preparação é a chave

O especialista em estratégia de negócios  Cleo Eleftheriades , atualmente trabalhando em Buenos Aires, Argentina, disse: “Acredito que a questão é conseguir uma delegação eficiente sem microgerenciamento.”

Três dicas para delegar melhor:

  1. Delegar claramente um conjunto de tarefas antes de confiar na outra pessoa. 
  2. Programe micro-sessões de visão geral sobre os principais micro-marcos; 
  3. Estabelecer confiança e apoiar o acompanhamento, em vez de controlar o acompanhamento. 

Uma delegação eficiente exige excelente preparação, e é isso que a maioria dos gerentes deixa de fazer. ”

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