Marca Pessoal: O que é e como construir a sua?

A nossa marca pessoal diz quem somos, o que oferecemos e o que valorizamos.

O que é uma marca pessoal?

Nossa marca pessoal é o que as pessoas veem como nossa identidade, como elas nos veem e quais são as qualidades e coisas que associam a nós. Revela quem somos, o que oferecemos e o que valorizamos. Quando trabalhamos em uma empresa, nossos colegas criam uma percepção sobre nós com base em como nos apresentamos a eles. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo da imagem que apresentamos. É importante cuidar da nossa imagem pessoal porque sempre queremos que os outros pensem de nós de forma positiva.

Personalidade, habilidades e valores

A marca pessoal pode ser dividida em três componentes: personalidade, habilidades e valores. Essas coisas costumam ser expressas quando compartilhamos nossos pensamentos e opiniões com outras pessoas durante uma conversa. Trabalhar com nossos colegas regularmente dá a eles a oportunidade de aprender sobre nós, incluindo o quão produtivos somos no local de trabalho.

Em todas as suas interações com outras pessoas, tenha em mente seu objetivo de criar uma marca pessoal positiva que os outros admirem e respeitem.

Exemplos de traços de personalidade positivos são:

InteligenteDe confiançaDe confiançaConfiante
DirigidoTrabalha duroCarismáticoAmigável

Exemplos de habilidades favoráveis ​​são:

AnalíticoConhecedor de tecnologiaAtenção aos detalhesSolução de problemas
PesquisaComunicaçãoEscrevendoApresentação

Exemplos de valores importantes:

IntegridadeLealdadeCrescimentoDisciplina
ExcelênciaOusadiaDesempenhoHumildade

Marca Pessoal – Uma vida inteira tomando boas decisões

Criar uma marca pessoal bem recebida e reconhecida por todos leva anos para ser realizada. Em primeiro lugar, para que outros saibam quem somos, eles precisam estar por perto e interagir conosco há algum tempo. Uma vez que desenvolvemos algum tipo de relação de trabalho com outras pessoas, precisamos consistentemente tomar as melhores decisões no trabalho. Seja compartilhando nossas melhores ideias, enviando análises de alta qualidade e trabalhos de modelagem financeira para nossa equipe, ou concluindo um projeto antes do prazo, estamos construindo uma reputação de excelência que nossos colegas acharão louvável.

Mantenha uma atitude positiva

Para começar, vamos desenvolver e manter uma atitude positiva em relação ao nosso trabalho. Manter uma atitude positiva ajuda a levar ao sucesso e à felicidade em nossa carreira. Por um lado, nos mantém bem posicionados para aproveitar as oportunidades de seguir em frente. Também torna mais fácil atrair outras pessoas para trabalhar ao nosso lado e nos ajudar a realizar coisas. Uma atitude positiva nos permite continuar fazendo as coisas e alcançar nossos objetivos de longo prazo. Por outro lado, é fácil para o pensamento negativo nos impedir de fazer progresso.

Ninguém quer trabalhar com alguém que sempre traz uma visão negativa para o trabalho ou a vida em geral. Essas pessoas geralmente não gostam de seu trabalho e de trabalhar em estreita colaboração com seus colegas de trabalho. Ser continuamente cínico e pessimista tende a impedir que as pessoas aproveitem as boas oportunidades que surgem. Uma atitude melhor é aquela que vê o lado bom dos outros e acredita que o sucesso virá se continuarmos tentando e aprendendo com nossos erros.

Ajuda a estabelecer nossa marca pessoal quando buscamos constantemente aplicar nossos melhores esforços em tudo o que fazemos e em todas as nossas interações com outras pessoas.

Torne-se um grande realizador

Em qualquer ambiente corporativo, você é pelo menos parcialmente julgado com base em sua ética de trabalho. A pessoa que trabalha mais normalmente recebe a maior recompensa e reconhecimento, especialmente de uma empresa que valoriza o mérito. Cada equipe, em qualquer organização, valoriza um membro que é um grande realizador. Esses são os indivíduos dispostos a ir além de suas tarefas e responsabilidades atribuídas. Eles não são apenas bons no desempenho de seu papel. Eles também tomam a iniciativa de realizar tarefas extras e ajudar outras pessoas.

Ser um grande realizador o ajudará a realizar seu potencial máximo em sua carreira. Isso chama a atenção de outras pessoas, especialmente de nossos colegas de trabalho de nível sênior. Quando você é reconhecido como um ativo para a equipe, as empresas farão esforços extras para reter seus serviços. Isso pode significar coisas como aumentos salariais extras e promoções para você.

Assim que começarmos a estabelecer uma imagem de marca pessoal positiva, poderemos atrair mais facilmente as melhores oportunidades de avançar em nossas carreiras.

Uma marca pessoal positiva cria oportunidades

Quando os outros nos reconhecem como, por exemplo, inteligentes, trabalhadores, humildes, profissionais e persistentes em perseguir nossos sonhos, eles começam a acreditar em nós. Isso pode beneficiá-lo de várias maneiras. Por exemplo, se você decidir mudar de carreira e mudar para uma nova empresa, precisaremos de uma lista de referências quando nos candidatarmos a um novo emprego. Boas referências são fáceis de encontrar quando estabelecemos nossas boas qualidades com colegas de trabalho e chefes.

Não podemos falsificar nossa marca pessoal. Embora você queira fazer um esforço consciente para tentar garantir que as pessoas vejam você como você deseja, é importante ser genuíno com a imagem que projetamos. Não tente ser algo que você não é – apenas se esforce para ser a melhor versão possível de quem você realmente é.

Nossas ações falam por si

A ação fala mais alto do que palavras. Abaixo estão alguns exemplos de ações que, se não feitas corretamente, podem arruinar nossa marca pessoal.

Ser pontual

Ir para o trabalho pontualmente ou até mais cedo do que todo mundo mostra que trabalhamos duro e estamos comprometidos em fazer o trabalho. Também transmite que valorizamos o tempo de todos. Atrasar-se constantemente comunica falta de respeito pelas outras pessoas e o fato de que elas têm coisas mais importantes a fazer do que esperar que apareçamos.

Cumpra o que você promete fazer

Ser uma pessoa de palavra é um componente crítico de sua marca pessoal. No entanto, nem todas as pessoas realmente cumprem suas promessas. Uma vez que construímos a expectativa dos outros dizendo que vamos completar algo, devemos ter certeza de que o faremos. Nossa capacidade e confiabilidade estão sendo testadas aqui, e esses são testes importantes a serem aprovados na construção de nossa marca pessoal.

Dê às pessoas toda a sua atenção

Deixar de fazer contato visual e dar atenção total a alguém quando essa pessoa está falando conosco pode ser interpretado como desinteressado e / ou desrespeitoso. Pense em como você se sente quando está falando com alguém e essa pessoa não parece estar ouvindo ou prestando atenção. Em contraste, pense em como você se sente bem quando alguém lhe dá atenção total. Por exemplo, você se sente importante se, quando for falar com alguém em seu escritório, ela disser à secretária: “Segure minhas ligações e certifique-se de que não seja incomodado enquanto estou falando com (você)”.

Ter uma reputação de fazer outras pessoas se sentirem importantes pode ser outra parte importante do desenvolvimento de sua marca pessoal.

Não crie drama

Evite participar de fofocas mesquinhas sobre outras pessoas no local de trabalho. Se você não gosta de uma pessoa, tratamento ou tarefa específica, trate essas situações com classe e dignidade. De qualquer forma, você não deseja obter a reputação de alguém que fala mal das outras pessoas pelas costas.

Opere com o mais alto nível de integridade

A forte ética e moral em vigor são muito importantes nos negócios e em nossos relacionamentos pessoais. Eles nos ajudam a distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado em nossas ações diárias. A ética se preocupa com os princípios práticos e compartilhados da conduta correta, enquanto a moral está mais relacionada ao nosso próprio julgamento pessoal do certo e do errado. Devemos ser honestos no local de trabalho e sempre nos esforçar para fazer a coisa certa para todas as partes interessadas.