5 indicadores de sourcing que você deve acompanhar

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O sourcing, no nível superficial, parece um processo bastante direto e simples. No entanto, se você realmente quer se destacar e ter um desempenho como seus concorrentes, existem algumas métricas de sourcing que você precisa medir e otimizar. Não só é importante estar a par do que está acontecendo, mas também mitigar quaisquer riscos para a sua organização a longo prazo. 

No mercado de trabalho atual, complicado pela pandemia de COVID-19, os recrutadores enfrentam o desafio de encontrar candidatos qualificados para muitas funções não preenchidas. Quais são as melhores métricas de sourcing que o ajudam a tornar seu processo de sourcing o mais eficaz e eficiente possível?

O que são métricas de sourcing?

Sourcing é a busca ativa de candidatos qualificados para uma vaga atual ou planejada. Faz parte do processo de recrutamento e inclui atividades como coleta de dados de candidatos, títulos, experiência profissional anterior, educação. Também envolve o engajamento desses candidatos qualificados, alguns dos quais estão procurando ativamente por empregos e outros são candidatos passivos. Dependendo do tamanho da organização, pode haver recrutadores dedicados (em uma grande organização), ou os recrutadores podem fazer o sourcing (em uma empresa menor).

Assim, as métricas de sourcing ajudam a compreender a eficácia dos esforços das diferentes fontes de captação de candidatos. Você pode imaginar por que isso pode ser importante – por exemplo, se você está em uma grande organização e tem uma função crucial que fica vaga. Não será uma luta para preencher essa vaga, mas, em vez disso, você apenas examinaria seus pipelines de sourcing e pesquisas anteriores para preencher a vaga o mais rápido possível. 

Enquanto as métricas de recrutamento ajudam a rastrear o processo de recrutamento e contratação como um todo, as métricas de sourcing se concentram na eficácia das atividades iniciais de sourcing e das fontes que você usa para captar candidatos.

As métricas de sourcing mais importantes para rastrear

Eficácia do canal de sourcing

O que isso mede?

Ele mede a eficácia de cada um dos canais de sourcing (exemplo: quadros de empregos, mídia social, ferramentas de sourcing, e-mail interno, etc.) e sua contribuição para o pool de candidatos. 

Como é medido?

Para calcular a eficácia do canal de sourcing, você divide o número total de aplicativos via canal pelo número total de contratações via canal. Então, por exemplo, se você tiver 200 inscrições via LinkedIn e três contratações, a eficácia do seu canal de sourcing (nesse caso o LinkedIn) seria de 1,5%.

Por que isso Importa?

Medir sua eficácia de sourcing pode resultar em economias significativas. Ele permite que você otimize seu processo de sourcing, entenda de onde seus melhores candidatos estão vindo com o menor custo. Por exemplo, você pode descobrir que tem uma quantidade enorme de aplicativos por meio de placas de empregos, mas com um baixo percentual de contratações. Por outro lado, pode ser que você tenha uma quantidade baixa de inscrições por meio de referências, mas com um percentual maior de contratações. Isso faz sentido porque o referenciador já examinou as referências.

Como resultado, uma organização pode querer implementar um esquema de incentivos para que os funcionários indiquem candidatos em seu círculo para uma vaga de emprego. A eficácia do canal de sourcing deve responder a perguntas sobre seus principais e melhores canais de sourcing, de onde vem a maioria dos candidatos e contratações, bem como o custo por canal.

Principais indicadores chave para medir a efetividade das suas fontes de sourcing.

Velocidade do pipeline de contratação.

O que isso mede?

Isso mede o tempo que um candidato é contatado pela primeira vez até a aceitação da oferta.

Como é medido?

Calcule o número de dias entre a data do primeiro contato até a aceitação da oferta. Por exemplo, se você contatou um candidato pela primeira vez em 1º de maio de 2021 e ele aceitou a oferta em 1º de outubro de 2021, sua velocidade de pipeline seria de 153 dias. 

Por que isso Importa?

A velocidade do pipeline de contratação mede duas coisas: eficiência e consistência em todo o processo de recrutamento – desde a divulgação, formação e qualificação até a contratação.

Em primeiro lugar, mede a rapidez ou lentidão dos seus processos internos na contratação de alguém (embora também dependa do comportamento do candidato). Se o pipeline for lento, isso pode significar que há muitas entrevistas ou que o agendamento das entrevistas não é eficiente. Ao obter esses insights, você pode remover os gargalos que tornam seu funil de recrutamento mais lento.

Ele também mede a consistência – razoavelmente, deve levar o mesmo tempo para preencher uma vaga como antes. Por exemplo, se leva 100 dias para preencher uma posição de gerente de marketing, então deve levar o mesmo tempo na próxima vez que a função for contratada. Isso ajuda a gerenciar as expectativas dos gerentes de contratação sobre quando eles poderiam ter um novo contratado a bordo. Além disso, você também pode vincular isso à sua eficácia de sourcing. Você pode descobrir que os candidatos que se aplicam por meio de painéis de empregos têm um tempo de resposta muito mais lento para aceitar uma oferta. Ou talvez, por exemplo, os candidatos do setor financeiro tenham um tempo de resposta mais rápido.

Produtividade da fonte de sourcing

O que isso mede?

É uma medida dos esforços de uma equipe de sourcing e seus resultados. Por exemplo, ele pode rastrear o número de:

  • e-mails enviados,
  • ligações feitas,
  • pré-triagens concluídas,
  • Mensagens enviadas do LinkedIn,
  • e seus resultados. 

Como é medido?

Você pode acompanhar as atividades que sua equipe ou membros individuais da equipe realizam semanal ou mensalmente. Então você pode comparar com seus objetivos e ver onde você se encontra após o período de tempo determinado. No entanto, é importante perceber que a quantidade de e-mails ou mensagens do Linkedin não indica automaticamente a qualidade. É por isso que você deseja combinar essa métrica com a taxa de conversão do candidato e as métricas de taxa de resposta que discutimos abaixo.

Por exemplo, se um fornecedor envia um e-mail para 50 candidatos em potencial, 10 deles respondem, isso seria 20%. Agora, se você fosse melhorar esse e-mail com personalização e obtivesse uma resposta de 35%, isso seria uma melhoria de 15% em sua produtividade de sourcing. Você pode usar esse mesmo cálculo e medição em várias métricas de sourcing de produtividade (ligações não solicitadas, InMails no Linkedin, etc.).

Taxa de conversão do candidato

O que isso mede?

Mede o retorno que você está obtendo pelo tempo e dinheiro investidos no trabalho diário de sourcing. 

Como é medido?

Como os candidatos podem estar em vários estágios do processo de sourcing ou recrutamento, é imperativo medir essa métrica em vários estágios também. A primeira maneira de medir é calcular sua taxa de conversão de pipeline candidata: 

Taxa de conversão do pipeline de sourcing = número de candidatos do pipeline que foram entrevistados / número de candidatos que você recomendou aos recrutadores / gerentes. 

Por exemplo, durante o processo de sourcing, você encontra 40 candidatos que recomenda a um recrutador. Eles movem 10 deles para o estágio de entrevista. Isso seria uma taxa de conversão de 25%. Quanto mais alta for a taxa de conversão, mais eficazes serão seus esforços de sourcing.

Em segundo lugar, você também precisa calcular a taxa de aceitação da oferta. 

Taxa de aceitação da oferta do candidato = número de ofertas aceitas / número de ofertas

Essa importante métrica ajuda a determinar quais fontes têm maior probabilidade de aceitar uma oferta de emprego do que aquelas que não aceitariam. Por exemplo, você pode descobrir que os candidatos de concorrentes têm maior probabilidade de aceitar uma oferta de emprego do que os de outros setores. Isso, por sua vez, informaria sua estratégia de onde buscar candidatos e onde investir seus recursos.

Por que isso Importa?

Em um mercado altamente competitivo e com escassez de talentos, seu processo de sourcing precisa ser otimizado, assim como sua taxa de conversão. Não há nada mais frustrante do que passar por todo o processo de sourcing até o recrutamento e a oferta final, e o candidato rejeitar a oferta. Isso não apenas redefine todo o processo de recrutamento, mas também atrasa operações críticas de negócios.

Se você notar uma taxa de conversão excepcionalmente baixa, esta seria uma oportunidade para obter feedback dos candidatos e perguntar os motivos específicos pelos quais eles rejeitaram uma oferta. Se o número de candidatos recomendado aos recrutadores a partir dos esforços de sourcing não resultar em boas entrevistas e, em última análise, em contratações de qualidade, é um indicador de que o pipeline precisa de melhorias.

Taxa de resposta

O que isso mede?

Isso simplesmente mede a eficácia de sua divulgação para clientes em potencial.

Como é medido?

Você calcularia o número de esforços de divulgação dividido pelo número de respostas. Por exemplo, se você enviou 100 e-mails para candidatos em potencial e 12 respostas, essa é uma taxa de resposta de 12%. Você pode comparar sua taxa de resposta com o desempenho anterior, mas também com benchmarks. A taxa média de resposta para um e-mail de sourcing inicial deve estar entre 30-50%.

Antes de enviar qualquer mensagem a candidatos em potencial, é uma boa ideia fazer o teste A / B internamente. Peça a seus colegas para responder às mensagens de sourcing e faça com que eles escolham qual é a melhor. Dessa forma, antes de entrar em contato com os candidatos, você tem um grupo de amostra que pode influenciar positivamente a mensagem. Você também pode querer olhar para as várias ferramentas de divulgação e a taxa média de resposta por ferramenta (por exemplo, e-mail, LinkedIn, quadros de empregos, mídia social, etc.).

Por que isso Importa?

É uma excelente forma de medir a eficácia de suas mensagens e, de certa forma, a atratividade de sua marca. Além disso, também fala sobre a qualidade de suas mensagens. Se você notar uma taxa de resposta baixa, talvez precise ajustar o cabeçalho do e-mail ou a linha de assunto de um InMail do LinkedIn. Ou possivelmente use mais personalização ou envie a mensagem em um horário diferente.

O que fica para você.

As métricas de sourcing ajudam a compreender o sucesso de seus esforços de sourcing e onde estão as deficiências. Seja proativo na coleta de dados e analise-os regularmente. Isso o ajudará a obter insights acionáveis ​​e a apresentar iniciativas sobre como melhorar o processo de sourcing de seu candidato.