Comportamento Organizacional

O que é comportamento organizacional?

O comportamento organizacional é o estudo acadêmico e a compreensão de como as pessoas interagem dentro de grupos. Os princípios do estudo do comportamento organizacional são aplicados para fazer as empresas operarem com mais eficácia.

Principais Vantagens

  • O comportamento organizacional é o estudo acadêmico de como as pessoas interagem dentro de grupos nas empresas.
  • Seus princípios são aplicados principalmente na tentativa de fazer as empresas operarem de forma mais eficaz.
  • O estudo do comportamento organizacional inclui áreas de pesquisa dedicadas a melhorar o desempenho no trabalho, aumentar a satisfação no trabalho, promover a inovação e incentivar a liderança e é a base dos recursos humanos corporativos.
  • O Efeito Hawthorne, que descreve como o comportamento dos sujeitos de teste pode mudar quando eles sabem que estão sendo observados, é o estudo mais conhecido do comportamento organizacional.

Compreendendo o comportamento organizacional (CO)

O estudo do comportamento organizacional inclui áreas de pesquisa dedicadas a melhorar o desempenho no trabalho, aumentar a satisfação no trabalho, promover a inovação e estimular a liderança. Cada um tem suas próprias ações recomendadas, como reorganizar grupos, modificar estruturas de remuneração ou alterar métodos de avaliação de desempenho.

O estudo do comportamento organizacional tem suas raízes no final dos anos 1920, quando a Western Electric Company lançou uma série de estudos agora famosa sobre o comportamento dos trabalhadores em sua fábrica Hawthorne Works em Cicero, Illinois. 1 Os  pesquisadores decidiram determinar se os trabalhadores poderiam ser mais produtivos se seu ambiente fosse atualizado com melhor iluminação e outras melhorias de design. Para sua surpresa, os pesquisadores descobriram que o meio ambiente era menos importante do que os fatores sociais. Era mais importante, por exemplo, que as pessoas se dessem bem com seus colegas de trabalho e sentissem que seus chefes os apreciavam.

Essas descobertas iniciais inspiraram uma série de estudos abrangentes entre 1924 e 1933. 1  Eles incluíram os efeitos sobre a produtividade das pausas no trabalho, isolamento e iluminação, entre muitos outros fatores. O Efeito Hawthorne – que descreve como o comportamento dos sujeitos do teste pode mudar quando eles sabem que estão sendo observados – é o estudo mais conhecido do comportamento organizacional. Os pesquisadores são ensinados a considerar se (e em que grau) o Efeito Hawthorne pode distorcer suas descobertas sobre o comportamento humano.

O comportamento organizacional não foi totalmente reconhecido pela American Psychological Association como um campo de estudo acadêmico até os anos 1970. 2  No entanto, a pesquisa de Hawthorne é creditada por validar o comportamento organizacional como um campo legítimo de estudo e é a base da profissão de recursos humanos (RH) como a conhecemos agora.

Objetivos do estudo de comportamento organizacional

Os líderes do estudo Hawthorne tinham algumas noções radicais. Eles pensaram que poderiam usar as técnicas de observação científica para aumentar a quantidade e a qualidade do trabalho de um empregado, e não viam os trabalhadores como recursos intercambiáveis. Os trabalhadores, pensavam eles, eram únicos em termos de psicologia e potencial adequação à empresa.

Nos anos seguintes, o conceito de comportamento organizacional se ampliou. A partir da Segunda Guerra Mundial, os pesquisadores começaram a se concentrar na ciência da logística e da gestão. Os estudos da Carnegie School nas décadas de 1950 e 1960 solidificaram essas abordagens racionalistas para a tomada de decisão. 3

Hoje, esses e outros estudos evoluíram para teorias modernas de estrutura de negócios e tomada de decisão. As novas fronteiras do comportamento organizacional são os componentes culturais das organizações, como a forma como os papéis de raça, classe e gênero afetam a construção e a produtividade do grupo. Esses estudos levam em consideração as maneiras pelas quais a identidade e o histórico informam a tomada de decisões.

Programas acadêmicos com foco no comportamento organizacional são encontrados em escolas de negócios, e em escolas como o RH Academy. Frequentemente você vai estudar sobre psicologia, liderança, desenvolvimento humano e mais. Esses programas se baseiam nos campos da antropologia, etnografia e estudos de liderança e usam modelos quantitativos, qualitativos e computacionais como métodos para explorar e testar ideias.

Dependendo do programa, pode-se estudar tópicos específicos dentro do comportamento organizacional ou campos mais amplos dentro dele. Os tópicos específicos cobertos incluem cognição, tomada de decisão, aprendizagem, motivação, negociação, impressões, processo de grupo, estereotipagem e poder e influência. As áreas de estudo mais amplas incluem os sistemas sociais, a dinâmica da mudança, os mercados, as relações entre as organizações e seus ambientes, como os movimentos sociais influenciam os mercados e o poder das redes sociais .

Exemplos de comportamento organizacional

Os resultados da pesquisa sobre comportamento organizacional são usados ​​por executivos, empresários e profissionais de relações humanas para entender melhor a cultura de uma empresa, como essa cultura ajuda ou prejudica a produtividade e retenção de funcionários e como avaliar as habilidades e personalidade dos candidatos durante o processo de contratação.

As teorias do comportamento organizacional informam a avaliação e o gerenciamento do mundo real de grupos de pessoas. Existem vários componentes:

  • A personalidade desempenha um grande papel na maneira como uma pessoa interage com grupos e produz o trabalho. Se você compreende a personalidade de um candidato, seja por meio de testes ou conversas, ajuda a determinar se eles são adequados para uma organização.
  • Liderança – o que parece e de onde vem – é um rico tópico de debate e estudo no campo do comportamento organizacional. A liderança pode ser ampla, focada, centralizada ou descentralizada, orientada para decisões, intrínseca à personalidade de uma pessoa ou simplesmente resultado de uma posição de autoridade.
  • Poder, autoridade e política operam de forma interdependente em um local de trabalho. Compreender as maneiras adequadas como esses elementos são exibidos e usados, conforme acordado pelas regras do local de trabalho e diretrizes éticas, são componentes-chave para administrar um negócio coeso.

Perguntas Frequentes

Por que o comportamento organizacional é importante?

O comportamento organizacional descreve como as pessoas interagem umas com as outras dentro de uma organização, como uma empresa. Subseqüentemente, essas interações influenciam como a própria organização se comporta e como ela atua. Para as empresas, o comportamento organizacional é usado para otimizar a eficiência, melhorar a produtividade e estimular a inovação, a fim de dar às empresas uma vantagem competitiva.

Quais são os quatro elementos do comportamento organizacional?

Os quatro elementos da organização são pessoas, estrutura, tecnologia e ambiente externo. Ao compreender como esses elementos interagem entre si, melhorias podem ser feitas. Embora alguns fatores sejam mais facilmente controlados pela organização – como sua estrutura ou pessoas contratadas – ela ainda deve ser capaz de responder a fatores externos e mudanças no ambiente econômico.

Quais são os três níveis de comportamento organizacional?

O primeiro é o nível individual, que envolve psicologia organizacional e compreensão do comportamento humano e incentivos. O segundo nível é grupos. Isso envolve psicologia social e percepções sociológicas sobre a interação humana e a dinâmica de grupo. O nível superior é o nível organizacional. Aqui, a teoria organizacional e a sociologia entram em ação para realizar análises em nível de sistemas e o estudo de como as empresas se relacionam umas com as outras no mercado.

Quais são alguns problemas comuns que o OB tenta resolver?

O comportamento organizacional pode ser usado por gerentes e consultores para melhorar o desempenho de uma organização e para tratar de certas questões-chave que comumente surgem. Isso pode incluir falta de direção ou visão estratégica para uma empresa, dificuldade de conseguir funcionários com essa visão, pacificação de conflitos no local de trabalho ou criação de um ambiente de trabalho mais ameno, problemas com o treinamento de funcionários, comunicação ou feedback deficientes e assim por diante.