Como descobrir se a sua equipe está engajada?
Você com certeza já ouviu o tempo “engajamento” da equipe. Mas você sabe de fato o que é o engajamento e como engajar as pessoas na equipe? Ainda, você sabe como descobrir se a sua equipe está engajada e também o que fazer caso você descubra que a sua equipe não engajada?
O que é engajamento?
Existem várias definições de engajamento. Alguns autores definem como um estado relacionado ao trabalho positivo, que é caracterizado pelas pessoas trabalharem com vigor, dedicação e com absorção. A absorção está relacionada ao ato de trabalhar e ser absorvido no trabalho, ou seja, ser envolvido pelas atividades sem se dar conta que já se passaram uma ou duas horas duas horas.
Outra característica do engajamento no trabalho é um desenvolvimento do trabalho que aumenta a compreensão mútua entre as pessoas, ou seja, a medida que o trabalho vai sendo desenvolvido as atividades e as relações entre as pessoas vão se consolidando e gerando uma compreensão. A partir da perspectiva do ambiente de trabalho e da estrutura do trabalho o engajamento está relacionado às condições certas (ou condições adequadas) para que todos os membros na organização estejam comprometidos para realizar suas atividades. Na prática, isso significa criar condições para que as pessoas dêem o seu melhor através de recursos e equipamentos adequados, ferramentas, softwares, sistemas e etc.
Quais as vantagens de engajar a equipe?
O que os estudos dizem sobre engajamento no trabalho, é que os colaboradores que se sentem parte tem parte de uma equipe tendem a ter duas vezes mais empenho nas suas atividades de trabalho diárias. Além disso, países onde, de uma forma geral, o número de pessoas que se sente como parte das equipes também têm altos níveis de engajamento ( alguns desses países são por exemplo são Arábia Saudita e Índia).
Outra pesquisa realizada com 41 equipes, em 9 setores diferentes e que durou três anos identificou que, apesar da existência de uma percepção de engajamento, no fim os colaboradores estavam insatisfeitos. Mesmo recomendando a empresa para os seus amigos, essas pessoas ainda assim exibiam sinais de falta de engajamento.
Mas qual a razão da falta de engajamento?
Através dos resultados da pesquisa, possível identificar que boa parte da dificuldade de engajar a equipe estava relacionado a:
- Antipatia pelos colegas de trabalho: Relações sociais informais que não são previstas no âmbito formal da organização.
- Desonestidade com gestores: Relação entre gestores e colaboradores é uma via de mão dupla, e a falta de confiança pode ocasionar o desengajamento da equipe.
- Formação das equipes: As equipes elas podem ter sido formadas por pessoas ou por um excesso de pessoas que estavam engajados de maneira individual e não preocupados com o desempenho da equipe como um todo.
Quais os elementos do engajamento?
A Figura 1 representa o ambiente da empresa, a empresa como um todo. Essa representação é composta pela estrutura física, relações das pessoas, o clima e a cultura da organização, as características individuais e intelectuais das pessoas, o ambiente profissional e a estrutura e relacionamento com a gestão da organização.
Essa representação apresenta que, todas essas relações são uma via de mão dupla, ou seja, os elementos da Figura 1 interagem entre si o tempo todo. E a medida que modificam outros pontos do framework também são modificados numa constante. Esses elementos são alguns dos pontos que o líder precisa ter em mente para engajar a equipe.
Como identificar qual é o estado atual do engajamento?
Esses itens apresentados, servem como linha de base para avaliar se equipe está engajada ou não. O desafio é conseguir identificar quais itens compõem cada um dos elementos apresentados na figura e verificar como eles impactam no dia da dia da equipe. Uma vez identificada qual é a influência de cada um deles, é hora de tomar ações para eliminar ou minimizar o impacto desses fatores no engajamento da equipe.
O que fazer para melhorar o engajamento?
- Ambiente: Criar condições para que exista um ambiente onde as pessoas colaboram entre si. Isso vai gerar uma melhor relação social entre essas pessoas, no seu ambiente de trabalho e na sua equipe. A melhora nas relações, tende a melhorar o engajamento.
- Desempenho: Crie sistemas e formas de avaliar o desempenho com métrica individuais e de equipe. O objetivo das métricas individuais é ser capaz de identificar o que qualificar e em que auxiliar os colaboradores da sua equipe. Já as métricas de equipe servem para que seja possível criar um ecossistema que favoreça a interação entre as pessoas.
- Crescimento: Criar opções de crescimento a partir do atendimento dos objetivos (individuais e de equipe) possam alcançar novos patamares dentro da empresa. A existência de um caminho de crescimento claro tende a estar relacionado com maior engajamento na equipe, consequentemente melhores resultados.
Papel da gestão: Qualificar os líderes para auxiliar, coordenar e inspirar as pessoas. O papel da gestão é resolver os problemas da equipe para que a equipe possa ser produtiva de fato. - Desenvolvimento das pessoas: Criar condições para que as pessoas se qualifiquem e melhorem ao longo do tempo. Aqui o foco principal é na parte intelectual dos indivíduos da equipe através de treinamentos, desenvolvimento de competências para que haja a melhora no desempenho ao longo do tempo.