Compreendendo os estágios de formação das equipes

Você não pode esperar que uma nova equipe tenha um bom desempenho quando se reunir.

A formação de uma equipe leva tempo, e os membros geralmente passam por estágios reconhecíveis, à medida que passam de uma coleção de estranhos para um grupo unido com objetivos comuns. O modelo Formando (Forming), Agindo (Storming), Normatizando (Norming) e Performando (Performing) de Bruce Tuckman descreve esses estágios. Quando você entende, pode ajudar sua nova equipe a se tornar mais eficaz.

Neste artigo e no vídeo, abaixo, veremos como você pode usar esse modelo para criar uma equipe altamente produtiva.

Sobre o modelo

O psicólogo Bruce Tuckman surgiu com a memorável frase “formando, invadindo, normando e se apresentando” em seu artigo de 1965, ” Sequência de desenvolvimento em pequenos grupos “. Ele o usou para descrever o caminho que a maioria das equipes segue no caminho para o alto desempenho. Mais tarde, ele acrescentou um quinto estágio, “adiamento” (que às vezes é conhecido como “luto”).

Vamos olhar para cada estágio com mais detalhes.

Formando (forming)

Nesta fase, a maioria dos membros da equipe é positiva e educada. Alguns estão ansiosos, pois não entenderam completamente o trabalho que a equipe fará. Outros estão simplesmente empolgados com a tarefa pela frente.

Como líder, você desempenha um papel dominante nesse estágio, porque os papéis e as responsabilidades dos membros da equipe não são claros.

Esse estágio pode durar algum tempo, quando as pessoas começam a trabalhar juntas e se esforçam para conhecer seus novos colegas.

Agindo (Storming)

Em seguida, a equipe passa para a fase de assalto, onde as pessoas começam a pressionar contra os limites estabelecidos no estágio de formação. Este é o estágio em que muitas equipes falham.

O assalto geralmente começa onde há um conflito entre os estilos de trabalho naturais dos membros da equipe. As pessoas podem trabalhar de maneiras diferentes por todos os tipos de razões, mas, se diferentes estilos de trabalho causarem problemas imprevistos, elas podem ficar frustradas.

A tempestade também pode acontecer em outras situações. Por exemplo, os membros da equipe podem desafiar sua autoridade ou disputar uma posição conforme suas funções forem esclarecidas. Ou, se você não definiu claramente como a equipe funcionará, as pessoas podem se sentir sobrecarregadas com a carga de trabalho ou ficarem desconfortáveis ​​com a abordagem que você está usando.

Alguns podem questionar o valor do objetivo da equipe e podem resistir a assumir tarefas.

Os membros da equipe que cumprem a tarefa em questão podem sofrer estresse, principalmente porque não têm o apoio de processos estabelecidos ou relacionamentos fortes com seus colegas.

Normatizando (Norming)

Gradualmente, a equipe passa para o estágio normativo. É quando as pessoas começam a resolver suas diferenças, apreciam os pontos fortes dos colegas e respeitam sua autoridade como líder.

Agora que os membros da sua equipe se conhecem melhor, eles podem se socializar juntos e podem pedir ajuda e fornecer feedback construtivo. As pessoas desenvolvem um compromisso mais forte com o objetivo da equipe e você começa a ver um bom progresso em direção a ele.

Freqüentemente há uma sobreposição prolongada entre assalto e normatização, porque, à medida que novas tarefas surgem, a equipe pode voltar ao comportamento a partir do estágio de assalto.

Performando (Performing)

A equipe chega ao estágio de desempenho, quando o trabalho duro leva, sem atrito, à consecução do objetivo da equipe. As estruturas e processos que você configurou suportam isso muito bem.

Como líder, você pode delegar grande parte do seu trabalho e se concentrar no desenvolvimento de membros da equipe.

Parece fácil fazer parte da equipe nesta fase, e as pessoas que ingressam ou saem não prejudicam o desempenho.

O que o líder deve fazer?

Como líder de equipe, seu objetivo é ajudar seu pessoal a ter um bom desempenho, o mais rápido possível. Para fazer isso, você precisará alterar sua abordagem em cada estágio.

Siga as etapas abaixo para garantir que você está fazendo a coisa certa no momento certo:

  1. Identifique o estágio de desenvolvimento da equipe em que sua equipe está nas descrições acima.
  2. Agora considere o que você precisa fazer para avançar para a fase de apresentação. A Figura 1 abaixo ajudará você a entender seu papel e a pensar em como você pode levar a equipe adiante.
  3. Programe revisões regulares de onde sua equipe está e ajuste seu comportamento e sua abordagem de liderança adequadamente.

Atividades da liderança em diferentes estágios de formação das equipes

EtapaAtividades
1.FormandoDirigir a equipe e estabelecer objetivos claros, tanto para a equipe como um todo e para os membros individuais da equipe.
2.AgindoEstebeleça processos e estruturas.
Criar a confiança e bom relacionamento entre os membros.
Resolver conflitos;
3.NormatizandoAjude os membros da equipe a assumir a responsabilidade pelo progresso em direção ao objetivo.
4.RealizandoDelegue tarefas;
Acompanhe a evolução;
Forneça suporte à equipe.

Pontos chave deste artigo

A formação da equipe geralmente segue etapas facilmente reconhecíveis, conhecidas como “formação, assalto, normatização e performance”. O psicólogo Bruce Tuckman, que criou essa frase memorável, posteriormente acrescentou um quinto estágio, “adiamento” ou “luto”.

Você pode usar o modelo de Tuckman para ajudar sua equipe a alcançar o estágio de desempenho o mais rápido possível.

Primeiro, você identifica o estágio de desenvolvimento em que sua equipe está. Em seguida, você usa estratégias que movem sua equipe para a próxima etapa no processo de formação de equipe. Com foco e trabalho duro, você rapidamente terá uma equipe de alto desempenho.

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