O que é e como desenvolver um programa de treinamento de colaborador.

O treinamento de funcionários visa educar a força de trabalho em conhecimentos e habilidades específicas para melhorar o desempenho no trabalho. Ele também prepara os indivíduos para o avanço na carreira por meio de treinamento de desenvolvimento de liderança. 

A escassez de habilidades, a inflação e a disrupção de talentos fizeram com que as empresas percebessem a necessidade de aprimorar sua força de trabalho, e o T&D nunca esteve em uma posição melhor para ajudar. No mais recente Relatório de aprendizado no local de trabalho do LinkedIn Learning , 89% dos profissionais de T&D concordam que desenvolver proativamente as habilidades dos funcionários ajudará a navegar no futuro do trabalho em evolução.

O que é treinamento de funcionários?

O treinamento de funcionários é um processo essencial no ambiente de trabalho. Ele envolve atividades de aprendizagem estruturadas para melhorar o desempenho dos funcionários. O objetivo é educar a força de trabalho sobre conhecimentos e habilidades específicas. Isso inclui técnicas de trabalho eficazes, uso adequado de ferramentas e software, e boas práticas de gerenciamento de tempo.

O treinamento também prepara os indivíduos para avanços na carreira. Isso é feito por meio de programas de desenvolvimento de liderança. Esses programas são projetados para equipar os funcionários com as habilidades necessárias para assumir papéis de liderança.

A importância do treinamento de funcionários é evidente em um mundo em constante mudança. Com a escassez de habilidades, a inflação e a interrupção do talento, as empresas estão percebendo a necessidade de aprimorar sua força de trabalho. A aprendizagem e o desenvolvimento (A&D) são cruciais para ajudar as empresas a navegar no futuro do trabalho.

Benefícios de treinamento de colaboradores 

O treinamento de funcionários traz benefícios significativos tanto para os funcionários quanto para a organização. Vamos explorar esses benefícios em detalhes.

Benefícios para o funcionário:

  1. Ele permite que você se mantenha atualizado com as tendências da indústria e do trabalho, aprimorando as principais habilidades e aumentando a eficácia no local de trabalho. 
  2. Ele ajuda a abrir caminho para oportunidades e promoções de carreira, como treinamento de liderança para novos gerentes. Saber que seu empregador está investindo em seu crescimento também pode aumentar o moral e ajudá-lo a se sentir valorizado. 
  3. Competências tecnológicas atualizadas ou habilidades recém-adquiridas melhoram ainda mais o desempenho no trabalho, fazendo com que os funcionários se sintam realizados e motivados.

Benefícios para a organização:

  1. As taxas de retenção aumentam significativamente, pois os funcionários têm maior probabilidade de permanecer em uma empresa que oferece crescimento na carreira. De acordo com Lorman , 70% dos funcionários estariam menos propensos a deixar suas funções atuais para um empregador que investe no desenvolvimento do funcionário. Além disso, as taxas de retenção aumentam de 30 a 50% para empresas com fortes culturas de aprendizado.
  2. Abordar as lacunas de habilidades na força de trabalho pode manter a organização competitiva, especialmente ao responder aos desafios de negócios e às demandas do mercado em constante mudança. No “Future of Work” de Korn Ferry , relata que a lacuna de habilidades é um problema de trilhões de dólares, prevendo que somente os EUA perderão US$ 1,748 trilhão em receita até 2030. 

Qual é o papel do RH no treinamento e desenvolvimento dos funcionários 

O RH desempenha um papel crucial no treinamento e desenvolvimento da força de trabalho. Isso envolve várias responsabilidades principais:

  • Avaliação das necessidades de treinamento : o RH identifica as necessidades de treinamento dentro da organização, conduzindo avaliações de desempenho, analisando as lacunas de habilidades e considerando os objetivos de negócios. Eles podem usar pesquisas, entrevistas, grupos focais e observação do desempenho dos funcionários para obter informações sobre áreas específicas para melhoria.
  • Projetando e desenvolvendo programas de treinamento: o RH projeta currículos de treinamento com base nas necessidades e metas de aprendizado dos funcionários. Isso inclui a seleção de métodos de treinamento apropriados e a criação de recursos de suporte, como materiais de e-learning, recursos visuais e de áudio, manuais de treinamento, apresentações, auxiliares de trabalho e pastas de trabalho.
  • Fornecimento e seleção de provedores de treinamento: o RH é responsável por pesquisar e selecionar provedores de treinamento externos, como instituições educacionais, consultores ou plataformas de aprendizado on-line, quando necessário.
  • Organização da logística de treinamento : o RH gerencia os aspectos logísticos do treinamento, incluindo agendamento, reserva de local ou plataforma, registro de participantes e garantia de que os recursos e materiais necessários estejam disponíveis.
  • Facilitar ou coordenar a entrega de treinamento: os profissionais de RH podem atuar como instrutores ou coordenar com instrutores internos ou externos para ministrar sessões de treinamento, fornecendo suporte aos participantes durante todo o processo.
  • Avaliação da eficácia do treinamento: o RH avalia o impacto dos programas de treinamento coletando feedback dos participantes, conduzindo avaliações pós-treinamento e avaliando as mudanças no desempenho e comportamento do funcionário após o treinamento.
  • Monitoramento da conformidade do treinamento: o RH garante a participação dos funcionários em programas de treinamento obrigatórios, como treinamento de segurança e conformidade, e mantém registros para acompanhar as taxas de participação e conclusão.
  • Gerenciando orçamentos de treinamento: os gerentes de RH criam e gerenciam orçamentos de treinamento, cobrindo o custo de desenvolvimento e implementação de programas de aprendizado, compra de livros e software e despesas indiretas, como salários de especialistas em T&D e logística.

Métodos de treinamento de funcionários

Método de treinamentoDescrição
Treinamento no local de trabalhoTreinar funcionários durante a execução de tarefas reais de trabalho.
Treinamento em sala de aulaSessões de treinamento tradicionais realizadas em sala de aula.
Online ou e-LearningPlataformas digitais ou sistemas de gestão de aprendizagem para acesso remoto.
Simulações/RVCriação de ambientes simulados ou virtuais para treinamento prático.
Auxiliares de trabalho/ReferênciasFerramentas/recursos que fornecem referências rápidas e suporte.
Oficinas/SemináriosSessões interativas conduzidas por especialistas no assunto.
Mentoring/ CoachingEmparelhar funcionários com mentores ou treinadores experientes.
Treinamento baseado em equipeTreinamento realizado dentro de uma configuração de equipe ou grupo.
Treinamento cruzadoTreinamento de funcionários em vários papéis ou funções.
Conferências/ExternoEnviar funcionários para workshops, seminários ou conferências externas.
Estudos de caso/Role-playAnalisar cenários e envolver-se em exercícios de dramatização.
GamificaçãoIncorporando elementos semelhantes a jogos para aumentar o engajamento.
Tabela 1: Principais métodos de treinamento nas orgnaizações.

7 Passos para desenvolver um programa de treinamento de funcionários

Aqui estão as etapas para o RH ao desenvolver um programa de treinamento de funcionários: 

1. Realizar uma avaliação de necessidades e análise de treinamento

O RH realiza avaliações de desempenho para funcionários, o que envolve avaliar o desempenho e as competências dos indivíduos em relação às expectativas de suas funções e responsabilidades. O RH compara as habilidades e competências direcionadas para cada função com as habilidades reais dos funcionários. Essa comparação ajuda a identificar lacunas de habilidades ou áreas em que os funcionários podem precisar de mais desenvolvimento para atender aos requisitos de suas funções ou melhorar seu desempenho. 

2. Defina objetivos de treinamento claros

O RH deve colaborar com os gerentes para desenvolver objetivos claros para entender as metas de negócios atuais e futuras. A partir daí, eles devem definir os resultados de aprendizagem dos programas de treinamento para alinhar com as prioridades da empresa. O alinhamento das iniciativas de treinamento com os objetivos da empresa ajuda a garantir que os programas de treinamento contribuam para o sucesso geral da organização. 

3. Elaborar currículos de treinamento sob medida

O alinhamento do conteúdo de treinamento e currículo com objetivos de aprendizagem definidos, juntamente com a consideração de tópicos-chave, garante que o programa de treinamento seja intencional, eficaz e relevante. Descrever os tópicos, conceitos e habilidades essenciais garante que o treinamento se concentre nas áreas mais críticas. Também maximiza o potencial para os participantes adquirirem as habilidades desejadas e aplicá-las em suas funções. 

4. Incorporar abordagens de aprendizagem combinada

Determinar os métodos de instrução mais apropriados para a entrega do treinamento. Os métodos podem incluir apresentações, atividades práticas, discussões em grupo, dramatizações, estudos de caso, vídeos, módulos online ou uma combinação dessas abordagens. A escolha dos métodos de ensino deve estar alinhada com os objetivos de aprendizagem e atender aos estilos de aprendizagem preferidos dos participantes.

5. Aproveite a tecnologia para ministrar treinamentos

O uso de tecnologia para a entrega de treinamento pode aumentar a eficácia, acessibilidade e flexibilidade de programas de treinamento como LMS (Learning Management System), ferramentas de conferência virtual, apresentações multimídia, simulações//VR, aplicativos móveis e módulos de e-learning. 

6. Implemente o programa de treinamento

Criar um cronograma e cronograma de treinamento envolve planejar e organizar a sequência de atividades de treinamento e alocar prazos para cada tarefa. Aqui estão os passos: 

  1. Divida o conteúdo do treinamento em diferentes módulos e organize sua sequência
  2. Estime o tempo necessário para concluir cada módulo
  3. Especifique as atividades de treinamento para cada módulo
  4. Crie um calendário de treinamento para mapear as atividades de treinamento durante um período de tempo
  5. Comunique o cronograma e o horário do treinamento com os instrutores, participantes e outras partes interessadas relevantes
  6. Monitore regularmente o progresso do programa de treinamento e faça os ajustes necessários 

7. Forneça suporte e feedback contínuos

O monitoramento contínuo e o feedback pós-treinamento são essenciais para reforçar a aplicação e a retenção das habilidades recém-adquiridas.

Sistemas de treinamento de funcionários

Os sistemas de treinamento podem variar de acordo com as características, foco e integração com outros sistemas de RH e organizacionais. As organizações geralmente escolhem os sistemas que melhor se alinham com suas metas de treinamento, recursos e estratégias gerais de RH. Aqui está uma visão geral dos sistemas de treinamento de funcionários: 

Sistema de treinamentoDescrição
Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS)Uma plataforma de software que fornece, gerencia e rastreia programas de treinamento de funcionários. Geralmente inclui criação de cursos, gerenciamento de conteúdo e recursos de rastreamento de avaliação.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)Uma plataforma online que fornece um espaço virtual para treinamento, comunicação, colaboração e entrega de conteúdo. Ele normalmente inclui recursos como fóruns de discussão, conteúdo multimídia e avaliações.
Plataforma de Experiência de Aprendizagem (LXP)Uma plataforma digital que oferece experiências de aprendizado personalizadas, curadoria de conteúdo e recursos de aprendizado social. Ele se concentra no envolvimento do aluno, compartilhamento de conhecimento e aprendizado contínuo.
Sistema de Gestão de Talentos (TMS)Uma plataforma abrangente que engloba várias funções de RH, incluindo treinamento de funcionários. Ele facilita o desenvolvimento dos funcionários, gerenciamento de desempenho , planejamento de carreira e planejamento de sucessão .
Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)Um sistema usado para criar, gerenciar e fornecer conteúdo de treinamento, incluindo documentos, vídeos, apresentações e outros materiais de aprendizagem. Ele permite organização de conteúdo, controle de versão e controle de acesso.
plataforma de gamificaçãoUma plataforma que aplica elementos e mecânicas de design de jogos a programas de treinamento para aumentar o engajamento, a motivação e os resultados de aprendizagem. Geralmente inclui recursos como tabelas de classificação, distintivos e recompensas.
Plataforma de aprendizado socialUma plataforma que promove a aprendizagem colaborativa e o compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores. Ele facilita discussões, compartilhamento de conteúdo, aprendizado ponto a ponto e networking dentro da organização.
Plataforma de aprendizagem móvelUma plataforma projetada para fornecer conteúdo de treinamento em dispositivos móveis. Ele permite que os funcionários acessem materiais de treinamento a qualquer hora, em qualquer lugar e geralmente inclui recursos como módulos de microaprendizagem e acesso offline.
Avaliação e sistema de avaliaçãoUm sistema usado para avaliar o conhecimento, as habilidades e as competências dos funcionários. Pode incluir ferramentas para criar questionários, exames, pesquisas e avaliações de desempenho . Ele ajuda a medir a eficácia do treinamento e identificar áreas de melhoria.
Ferramentas de comunicação e colaboraçãoVárias ferramentas de comunicação e colaboração, como plataformas de videoconferência, aplicativos de bate-papo e software de gerenciamento de projetos, facilitam a interação em tempo real, o trabalho em equipe e o compartilhamento de conhecimento entre os funcionários.
Tabela 2: Tipos de sistemas de treinamento.

Métricas de eficácia do treinamento

Você pode usar várias métricas de avaliação de treinamento para medir a eficácia do treinamento de funcionários para saber se está atingindo suas metas de treinamento e obtendo seu retorno sobre o investimento. Isso inclui o custo de treinamento por funcionário e o ROI do treinamento . 

Coletar e analisar dados de treinamento é essencial para tomar decisões baseadas em dados. Aqui estão algumas dicas para ajudar os profissionais de RH a coletar e analisar dados: 

  • Aplique diferentes métodos de coleta de dados em avaliações pré e pós-treinamento, pesquisas, avaliações de desempenho e análises de aprendizado de plataformas de treinamento online.
  • Reúna dados quantitativos (por exemplo, pontuações, taxas de conclusão) e dados qualitativos (por exemplo, feedback dos participantes, depoimentos) para avaliar o impacto do programa de treinamento.
  • Analise dados de treinamento em vários níveis (individual, grupo/equipe e organizacional) para avaliar de forma abrangente o impacto do programa e identificar padrões ou tendências.
  • Rastreie e compare os dados de treinamento em várias iterações do programa de treinamento. Isso ajuda a identificar melhorias ou áreas que requerem mais atenção e refinamento.
  • Se sua organização usa um LMS ou tecnologia semelhante, use os recursos integrados de rastreamento e geração de relatórios que fornecem informações valiosas sobre o progresso do participante, taxas de conclusão, níveis de engajamento e resultados de avaliação.
  • Use os insights da análise de dados de treinamento para melhorar continuamente os programas de treinamento. 

O RH pode avaliar o impacto de um programa de treinamento no desempenho do funcionário por meio de vários métodos e abordagens:

  • Monitore e meça as métricas de desempenho do funcionário ao longo do tempo para avaliar quaisquer mudanças ou melhorias no desempenho do funcionário como resultado do treinamento.
  • Colete feedback do supervisor e análises de desempenho para ver quaisquer mudanças positivas no desempenho do funcionário, como um aumento nos níveis de produtividade, qualidade do trabalho ou satisfação do cliente
  • Compare o desempenho dos funcionários que receberam o treinamento com os que não participaram. Analise as diferenças nas métricas de desempenho, qualidade do trabalho ou satisfação do cliente entre os dois grupos para avaliar o impacto do programa de treinamento. 

Modelo de plano de treinamento de funcionários: modelo de exemplo 

SeçãoDescrição
Visão geral do programa de treinamentoNome do programa:
Objetivo:
Público-alvo:
Duração:
Local de treinamento:
Método(s) de treinamento:
Avaliação de necessidades de treinamento– Identifique habilidades, conhecimentos ou competências específicas a serem abordadas<br>- Determine a lacuna de habilidades
Metas e objetivos do treinamento– Defina claramente as metas gerais e os objetivos específicos<br>- Assegure a mensurabilidade e o alinhamento com as metas organizacionais
Métodos e atividades de treinamento– Listar métodos e atividades de treinamento<br>- Descrever como eles abordam as necessidades de treinamento
Recursos e materiais de treinamento– Identificar os recursos e materiais necessários<br>- Determinar a necessidade de fornecimento externo
Cronograma de treinamento– Crie um cronograma detalhado com datas, horários e durações<br>- Aloque tempo suficiente para cada atividade
Entrega de treinamento e logística– Determinar a abordagem de entrega do treinamento.
– Organizar a logística (local, equipamentos, materiais, suporte de TI)
Avaliação de treinamento– Definir métodos e critérios para avaliar a eficácia do treinamento.
– Planejar o processo de coleta e análise de feedback
Monitoramento e acompanhamento– Estabelecer mecanismos para monitorar o progresso e a implementação
– Planejar atividades de apoio e acompanhamento
Orçamento e recursos– Estimar orçamento de treinamento
– Identificar recursos disponíveis e potenciais fontes de financiamento
Papéis e responsabilidades– Definir papéis e responsabilidades das principais partes interessadas envolvidas no programa de treinamento
comunicação e marketing– Desenvolver plano de comunicação para informar os funcionários sobre o programa de treinamento
– Determinar canais promocionais
Avaliação de riscos e plano de contingência– Identificar riscos ou desafios potenciais
– Desenvolver um plano de contingência para lidar com os riscos
Aprovação e assinatura– Obtenha as aprovações necessárias das partes interessadas relevantes
Tabela 3: Modelo de plano de treinamento.

Resumindo

As organizações interessadas em maximizar o potencial de seus funcionários devem priorizar o treinamento de funcionários. Ao projetar e implementar programas de treinamento eficazes, os profissionais de RH podem fornecer aos funcionários o conhecimento e as habilidades para realizar seu trabalho adequadamente. 

Um programa de treinamento de funcionários bem projetado aumenta o envolvimento dos funcionários, reduz a retenção de funcionários e aborda a lacuna de habilidades. Quando os profissionais de RH trabalham na entrega de programas de treinamento alinhados aos objetivos de negócios, eles constroem a base para o sucesso de longo prazo da organização.